Por Rita Cácia Fernandes
Há cinco anos acontece na Vila Angical um Evento Cultural organizado pelo Colégio Municipal de Angical, com duração de três dias, exceto o último que durou apenas dois dias (01-02/10/09). O tema deste ano foi Meio Ambiente: Preservando o Presente Para Garantir o Futuro, as questões ambientais afloraram em momento oportuno em meio ao aquecimento global.Previamente algo nos inquietava, a difícil tarefa da conscientização. Então concluímos que a sensibilização antecede a conscientização. Portanto foi neste campo que atuamos, na sensibilidade humana. Visto que consciência é construto interno, se desenvolverá em proporções diferentes em cada indivíduo.
E para sensibilizar nada melhor que a festa! O projeto de empreendimento teve várias etapas, os projetos de aprendizagens De Bem Com a Natureza, desencadearam em outros empreendimentos – outras festas – Oficinas de Customização de Roupas, Desfile de Modas (Recicle Fashion) e a Feira da Pechincha.
Língua Portuguesa tramitou pelos vários tipos e gêneros textuais. Divulgamos os eventos com uma diversidade textual – aviso convites, cartazes, vinhetas – todos compareceram.
Nas oficinas contamos com a participação das mães e artesãs da comunidade, que orientaram os educandos, ao tempo que também confeccionaram belas artes nas peças arrecadadas pelos alunos e doadas por pessoas da comunidade.

Os estudantes do 9º ano selecionaram os lookes e
apresentaram para as modelos – alunas da escola – dentre elas, negras e brancas, altas e baixas, gordas e magras, cabelos de todos os tipos. Cada uma escolheu o que mais se identificou.

Nossa maior preocupação era com a formação da platéia. Uma vez aberto a qualquer pessoa, realizado na quadra poliesportiva de Angical, de fronte a escola, estariam sujeitas a vaias. Além do boca-a-boca, divulgamos no jornal mural da escola um informe sobre o sentido social da vaia, o preconceito, o papel da mídia. Funcionou!
O material que circulava continha slogan criado pelos próprios alunos, o qual foi a matiz para o cartaz de divulgação do evento final.
.jpg)
Para apresentar no evento, produzi com os alunos do 6º e 7º anos, poesias com o tema meio ambiente, usamos várias técnicas – diamante (1 nome, 2 adjetivos, 3 verbos, 2 adjetivos, 1 nome), coletiva ( um inicia com uma frase e o outro dava continuidade, cada aluno só conhecia a última frase que foi escrita), paródias e a escrita livre, com ou sem rimas. No 7º ano alternaram a apresentação entre poesias e paródias cantadas. Deram show!

O processo foi recheado com textos mais densos, como artigos de
opinião, reportagens, relatórios, seminários, debate. A comunidade deu a contribuição, irrigantes, trabalhadores rurais, professores e enfermeiras, foram entrevistadas, informações que foram analisadas e divulgadas no jornal mural.

Cada gênero textual foi discutido a função, característica e elementos lingüísticos. Além da informação, visávamos a formação do escritor/leitor. Os alunos envolveram-se cada vez mais à medida que percebiam que cada produção tinha sentido em si mesma. A satisfação de um texto real para um leitor real favoreceu a preocupação com uma escrita, legível, organizada e padronizada.
Claro que nem sempre todos os aspectos foram atendidos, mas em todos os níveis de escolarização em que trabalho, foram pensados.
Juntamente com os relatórios, usaram outros recursos para documentar a fim de que a posteridade conheça “a festa”, no 7º ano produziram um Diário de Bordo, coletivo. Alguns textos, dos escritores com veia poética foram escritos com o sangue. Quase todos escreveram. As demais turmas registraram um depoimento pessoal. Cheios de emoções!
A atividade mais emocionante, embora não concretizada foi a visita a uma reserva de caatinga

Esse projeto que foi interdisciplinar para alguns, multidisciplinar para outros e apenas uma colaboração entre disciplinas para os demais, concluímos que em sua essência foi muita aprendizagem para todos os envolvidos – Educação Infantil, Fundamental I e II e a Educação de Jovens e Adultos. Cada um brilhou do seu modo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário