quarta-feira, 5 de maio de 2010

NA PONTA DO LÁPIS - CIDADÃOS COM A BARRIGA CHEIA

A escrita apoiada subsidia as crianças sobretudo nos textos argumentativos. É necessário conhecer para se posicionar. Ao discutir sobre a cidadania e a questão da alimentação nos apoiamos em dados do IBGE, cartão de vacina das próprias crianças, pirâmide alimentar, dentre outras fontes. Alunos do ano 6 e 7 produziram texto argumentativo, certamente o primeiro de tantos outros que virão na sua vida escolar. Segue duas amostras.

DESNUTRIÇÃO CRÔNICA DA CRIANÇA BRASILEIRA

Por: Beatriz da Silva e Bruno Rodrigues

A quantidade de alimentos produzidos atualmente no mundo seria suficiente para nutrir toda a população da terra. Apesar disso, a desnutrição é ainda uma das mais sérios da humanidade.
Muitos seres humanos são destruídos porque não tem o que comer.
Mas a desnutrição não é uma doença que acontece só quando a pessoa ingere pouca quantidade de alimentos ou quando falta algum tipo de nutrientes na sua alimentação.
Fica também desnutrido quem come em excesso e/ou só come o que acha gostoso, entretanto não é saudável.
Pessoas que não tem uma alimentação variada pode ter muitos problemas de saúde por causa de excesso de gordura, de açúcar. A falta de vegetais que fornece fibras e vitaminas pode ser fatal.
A desnutrição ocorre pela falta de uma alimentação que fornece a quantidade certa todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo.
Em 1991, segundo dados do IBGE, a cada 1000 crianças que nasciam 50% morriam, 10 anos depois esse número caiu para 35%. Apesar da diferença de 15% ainda há muito a ser feito!


A FOME NO BRASIL E NO MUNDO
Por: Alan Canuto

O Brasil é um dos países mais ricos do mundo em produção de alimento, mas ele tem uns milhares de crianças passando fome, existem crianças que vivem embaixo das pontes, até mesmo nas ruas, vivem sujas e desnutridos, passam fome por vários dias. Enquanto outros jogam comida for a.
Vivem com frio, sem nenhum cobertor para se esquentarem. Enquanto outros têm vários cobertores, pois suas casas são bem aquecidas e não precisam e também não doam para os que necessitam.
E as guloseimas da criançada? Compramos balas, pirulitos, salgadinhos, que nos custam uns dois reais. Outras crianças comprariam 1kg de feijão, ou de arroz no supermercado.
As crianças que vivem nas ruas geralmente não são vacinadas, quando adoecem com febre amarelo, catapora, sarampo e hepatite e por estarem desnutridas correm maior risco de morte.
Na África do Sul, uns dos lugares que têm mais crianças pobres, além da fome, são vítimas de abuso sexual. São maltratados por serem pobres, não bastando a fome crônica.
Em 1990 de 1.000 crianças que nasciam 50% eram mortas por desnutrição, em 2001 baixou para 35%, isso é um bom sinal, a desnutrição no Brasil está diminuindo cada vez mais, mas não é o suficiente.

Um comentário:

  1. Parabéns meninos e menina pelos belos trabalhos que produziram, pois estão mostrando o quanto vocês estão informados sobre o que estão estudando. Parabéns também para a professora Rita Cácia pelo belo e riquíssimo trabalho que realiza nesta instituição escolar.

    Bjs,
    Maria Geane

    ResponderExcluir