segunda-feira, 19 de julho de 2010

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

A gramática é o calcanhar de Áquiles nas aulas de Língua Portuguesa. As regras geralmente são esquecidas ao produzirem os textos. No 9º ano os alunos concordaram que necessitavam dedicarem mais atenção as questões ortográficas. Elegemos prioridades, pesquisaram e apresentaram as conclusões aos colegas. Com os cartazes expostos na sala de aula, produziram textos em que aparecessem as informações pesquisadas em destaque. O gênero textual escolhido ficou a critério de cada grupo: poesia, diálogo, conto, artigo,etc.

As Estrelas

Mateus Gomes

várias estrelas no céu
Como eu queria pegá-las
Por que elas não chegaram aqui?
Deve ser porque estão cansadas
Não gostam de menino mau como eu
Queria saber o porquê que eu sou assim
As estrelas brilham, mas não é todo dia
Será por quê?
Elas são muito mais altas do que eu, não tenho como saber, deve ser a uns 10 km daqui
Ah! Elas caem de vez em quando
pensei muito mal, como é que vou saber onde ela vai cair? Não sei, vou ficar imaginando, daqui do meu cantinho.
Quem sabe no meu sonho, eu vou conseguir chegar até lá.


Loucos Por Futebol
Flávio, Jonatas e Marcelo

Três amigos se encontram e começam a falar sobre seus times. Então um começa a falar.
Biro-Biro: -E o flamengo heim?
Roony: -Vai perder para o São Paulo.
Neimar: -Mas tem o Botafogo para atrapalhar a festa de vocês dois.
Biro-Biro: -Por que você acha isto?
Neimar: -Porque eu sou Botafoguense e tenho fé no meu time de raça.
Roony: -Ah! Larguem de besteira e falem em time que presta igual ao São Paulo.
Neimar e Biro-Biro: -Nós estamos falando de time de raça.
Roony: -Biro-Biro encosta mais um pouquinho aqui para mim te dar um murro.
Neimar: -Mas para bater em Biro-Biro , tem que bater em mim primeiro.
Roony: -Eu tô bricando moço, nós vamos brigar por causa de time.
Neimar: -Então vamos embora, que nós estamos atrasados para comprar ingresso para entrada do jogo.

Aprendendo português
Jackson, Lorrana e Filipe

João começou a estudar em uma escola próximo a sua casa, mas adoeceu e não pode ir a escola. A professora vendo que tinha faltado um aluno perguntou:
- Por que João não veio a escola?
Um aluno responde:
-Ele não veio a escola hoje porque está doente.
-Quero saber qual a doença de João, porque podemos ajudá-lo se não for muito grave.
Assim que a aula acabou a professora foi até a casa de seu aluno e lhe falou:
-Oi João, ficamos preocupados com a sua doença, ela é muito grave?
-Não professora, é só um resfriado, mas até já tá passando. Logo mais volto para a escola.
A professora ouvindo o garoto diz:
-Thau, até a próxima.
-Você colocou justificativa na minha falta na carderneta?
-Sim João, mas se fala caderneta. Thau.
-Ah! Amanhã eu vou a aula, thau.
-Conheci suas irmãs Joãozinho, também não são más alunas, assim como você que não é um menino mau. Thau!

Um comentário:

  1. Colegas essa atividade de fato foi muito boa, pois nos ajudou a escrever melhor, sem medo de errar na ortografia.
    Xero.
    Lorena Figueredo (9º ano)

    ResponderExcluir