sábado, 4 de setembro de 2010

UM CALDEIRÃO DE ARGUMENTOS...

A alimentação foi debatida em várias aulas com os alunos do 6º Ano, que tinha poucas noções em relação a composição de cada alimento, a quantidade que o nosso corpo necessita e as consequências da falta de equilibrio em consumi-los.
Antes de apresentar a pirâmide alimentar a eles, solicitei que os mesmos montassem uma coletivamente. Cada um recebeu a figura de um alimento para encaixar da maneira que achassem mais conveniente. Discutimos os alimentos semelhantes que se encontravam em lugares diferentes, para tentarem chegar a um consenso. Depois comparamos com a pirâmide alimentar cientificamente correta.
Acresentei na base exercicio físico, este garante uma vida, de fato saudável!
Mas qual a relação desse conteúdo com Língua Portuguesa, disciplina em que ocorreram as tarefas? Interpetar informações, desenvolver a capacidade de fazer leitura do mundo, argumentar, são objetos de estudo da língua matena dos nossos educandos, e por que não com a temática alimentação e qualidade de vida?!

Um comentário: